Aumenta número de casos de meningite no Espírito Santo em 2017

blog

Aumenta número de casos de meningite no Espírito Santo em 2017

Segundo a Sesa, foram registrados 285 casos até setembro de 2017, contra 269 casos durante todo o ano anterior.

O número de casos de meningite registrados de janeiro a setembro deste ano, no Espírito Santo, já ultrapassou as notificações de todo o ano de 2016, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Foram registrados 285 casos até setembro de 2017, contra 269 casos durante todo o ano anterior.

O médico infectologista Lauro Pinto disse que é preciso ficar atento, porque a doença pode ser confundida com uma virose, por exemplo.

“Os três sintomas que devem alertar o pai são: febre muito alta, que pode acontecer em várias doenças, pescoço duro e confusão mental, que é quando a criança fica desorientada, confusa”, falou.

O infectologista explica que muitos casos da doença acontecem durante o outono e o inverno, que é quando as pessoas ficam em lugares mais aglomerados.

“Meningite viral, geralmente, é benigna. Nós tivemos surtos de caxumba agora, que pode causar meningite. E nós tivemos um pouco de aumento da incidência de meningite viral no estado. Não a bacteriana, porque tem vacina e algumas estão no SUS. A partir desse ano, o adolescente com 12 anos pode ter essa vacina no posto de saúde”, disse.

Informações: G1 / https://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/aumenta-numero-de-casos-de-meningite-no-espirito-santo-em-2017.ghtml

Deixe um comentário