Hepatite – Julho, mês de prevenção e controle de hepatites virais

blog

Hepatite – Julho, mês de prevenção e controle de hepatites virais

Hepatite – As mais comuns são A, B e C, mas existem também as hepatites D, E e G. Cada uma é provocada por um tipo de vírus e tem diferentes tratamentos.

Estamos no Julho Amarelo, o mês de prevenção e controle das hepatites virais. Amarelo porque é a cor que geralmente o infectado fica quando a doença se manifesta. Esses vírus atacam o fígado, um dos maiores órgãos do corpo humano, responsável por 500 funções fundamentais.

As hepatites mais comuns são A, B e C, mas existem também as hepatites D, E e G. Cada uma delas é provocada por um tipo de vírus e tem diferentes formas de prevenção e tratamento.

A hepatite A, por exemplo, é transmitida por meio de água e alimentos contaminados. Já as hepatites B e C são transmitidas no sexo sem proteção e no compartilhamento de seringas, agulhas ou qualquer outro objeto cortante e perfurante. São doenças graves que podem provocar danos irreversíveis.

Durante Julho Amarelo, cidades têm testes gratuitos para hepatites virais

Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhão de portadores do vírus da Hepatite C e 756 mil do vírus da Hepatite B no país. Muitos nem sabem.

Em 2010, Organização Pan-Americana da Saúde instituiu que em 28 de julho seria comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Inspirado nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, o Julho Amarelo quer conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C, durante este mês.

O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhão de brasileiros portadores do vírus da Hepatite C e 756 mil portadores do vírus da Hepatite B, sendo que muitos não sabem que os têm. O diagnóstico é o grande desafio, por isso há a recomendação de realização dos testes, com o objetivo identificar a doença o mais precocemente.

As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado e são classificadas pelas letras do alfabeto A, B, C, D e E. Essas doenças não costumam apresentar sintomas, mas, quando eles aparecem, os mais comuns são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. As hepatites B e C têm tratamento gratuito pelo SUS, sendo que o diagnóstico precoce amplia a eficácia do tratamento, com grandes chances de cura, no caso da hepatite C.

Várias atividades acontecem por todo o país durante o Julho Amarelo. Veja abaixo o cronograma de Vitória/ES:

28 de julho
Teste rápido gratuito para Hepatite B e C, entrega de resultados e encaminhamento para tratamento, se necessário.
Horário: das 8h30 às 15h
Local: Praça do Papa, Enseada do Suá

 

Informações: G1

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2017/07/julho-mes-de-prevencao-e-controle-de-hepatites-virais-drauzio-varella-explica.html
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2017/07/durante-julho-amarelo-cidades-tem-testes-gratuitos-para-hepatites-virais.html

Deixe um comentário