Hematoma após coleta de sangue por punção venosa

news

Hematoma após coleta de sangue por punção venosa

O hematoma é causado pelo extravasamento de sangue sob a pele, formando no local da punção e adjacencias, uma mancha azulada que na sua resolução evolui para marom, esverdeada, amarelada desaparecendo em poucos dias, voltando a pele à cor normal.Geralmente não há complicações.

Fatores que pré-dispõem o aparecimento do hematoma:
a)Fatores dependentes do sexo,idade e raça,sendo mais comum em mulheres,idosos e crianças.A literatura médica mostra que ocorre em cerca de 1,1% das coletas em Homens e em 5,2% nas mulheres.
b)Fatores anatômicos como veias finas e delicadas,associado à quantidade de sangue que deve ser colhida, contribuem significativamente para a formação de hematoma pós punção.
c)Uma situação bastante comum é a falta de compressão do local da punção,após ter sido retirada a agulha.É muito importante que o local seja firmemente pressionado pelo coletador ou pelo próprio paciente, por 3 a 5 minutos, sem flexionar o braço.Este tempo pode ser maior se o paciente estiver em uso de anticoagulante oral ou venoso.?
d)Pessoas que estão em uso de anticoagulantes são mais propensas a fazerem hematoma que as que não usam estes medicamentos,porque eles alteram a coagulação sanguinea.

Como evitar o aparecimento do hematoma após a punção venosa
a)Pressionar o local por no mínimo 3 minutos após a punção,
b)Evitar flexionar o braço se a punção foi feita na altura da dobra do braço e antibraço,
c)Não massagear o logal da coleta,
d)Não fazer esforço físico com o braço puncionado durante a primeira hora,
e)Observar se há roupa,relógio ou pulseiras garroteando o braço puncionado.

Medidas que devem ser tomadas se surgir hematoma
a)Colocar compressas de gelo por 15 min. a cada hora nas primeiras seis horas.Se necessário pode-se prolongar este tempo por mais 2 ou 3 horas. Em seguida pode ser colocadas compressas mornas para ajudar a eliminar o hematoma mais ràpidamente.
b)O uso no local de gel anti inflamatório como o Ácido Mucopolissacárido Polissulfúrico (Hirudoid Gel 3 ou 5 mg)três a quatro vezes por dia acelera o desaparecimento do hematoma.
c)Em casos de formigamento e sensação de perda de força nas mãos, deve-se entrar em contato com o Laboratório.

Bibliografia: Galena HJ. Complications occuring fom diagnostic venopuncture. J. Fam. Pract. 1992;34:582-4
Orden-Grable H,Gill GW. Phlebotomy puncture juncture:preventing phlebotomy errors-potencial for harming your patients.Labmedicine 2005;36:430-3

 

Legenda: local usual para coleta

 

Legenda: Veias do Dorso da mão

3 Comments

Join the conversation and post a comment.

  1. NomeLUCIANO

    Sua mensagem… OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO CLARA E PRECISA DE VOCES

Deixe um comentário