Vacina dTpa contra Coqueluche, Tétano e Difteria já está disponível no Cremasco

blog

Vacina dTpa contra Coqueluche, Tétano e Difteria já está disponível no Cremasco

A vacina dTpa é indicada para gestantes, crianças maiores de 4 anos, adolescentes e adultos e já está disponível na matriz do Cremasco Laboratório, em Campo Grande, Cariacica.

Porque vacinar contra Coqueluche, Tétano e Difteria (vacina dTpa)?
A dTpa tem como objetivo diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos visto que a doença é cada vez mais relatada em crianças mais velhas, adolescentes e adultos, sendo a fonte de transmissão mais frequente para as crianças, especialmente as menores de um ano.
Nesses casos, elas podem apresentar quadros atípicos da doença, dificultando o diagnóstico e possibilitando a transmissão para lactentes, com maior risco de desenvolverem complicações e podendo levar a óbito.

Quantas doses são aplicadas da vacina?
O esquema de vacinação completo da dupla adulto – dT é de três doses, podendo ser tomada a partir dos 10 anos de idade. O reforço deverá ser dado a cada dez anos. Se a mulher não tomou nenhuma dose da vacina antes de engravidar, é necessário tomar duas doses da dupla adulto, com intervalo de no mínimo 30 dias e complementar com a dTpa.
Caso a mulher tenha tomado uma dose da dT antes da gestação, ela deverá reforçar o esquema com mais uma dose da dT e outra da dTpa. Já para as mulheres que se preveniram com duas ou mais doses da dT, recomenda-se a administração de apenas uma dose da dTpa.
Mulheres grávidas devem tomar uma dose da dTpa em cada gestação, independente de terem tomado anteriormente na rede privada. Profissionais de saúde que atuam em maternidades e em unidades de internação neonatal (UTI/UCI neonatal) devem tomar a vacina a cada dez anos para a proteção dos recém-nascidos.

Informações: Portal Brasil

Deixe um comentário